segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Atividade para o Dia das Crianças: O Resultado

A manhã de sabado, dia 13, amanheceu chuvosa, nada atrante para sair fora de casa. Nós saímos de casa bem cedo para fazer os preparativos para o Sabado em Família na Fundação Julita. As 8h da manhã, a chuva não cessava de jeito nenhum, mas mesmo assim, continuamos com o planejamento. Preparamos o espaço para a atividade de Amarelinha, Coelhinho Sai da Toca e Volei Bolão.

Quando o relógio bateu 9h, começamos a nos preocupar se alguem iria ter coragem de sair em um dia descorçoado como aquele. Foi quando surgiram um grupo de senhoras idosas e uma garotada no espaço da amarelinha, o nos deu uma grande inspiração para começar a nossas atividades.

A amarelinha foi um sucesso absoluto, tanto quanto a criançada, e principalmente a as senhoras da melhor idade, desfrutaram com imenso entusiasmo essa brincadeira. Dentre essas senhoras, uma chamou a atenção: A Dona Maura, que nunca havia brincado de amarelinha uma vez sequer, pois quando era mais jovem, tinha que trabalhar para ajudar no sustento da família, que na época, vivia de plantações. Nós explicamos a Dona Maura como se joga amarelinha, depois de algumas tentativas, a Dona Maura ganhou uma rodada de Amrelinha com gente bem mais jovem que ela. Mas a campeã de Amarelinha da Fundação Julita foi a Dona Quitéria, que ganhou 2 rodadas, deixando até mesmo um dos Jovens Monitores, o Jesse, e o Professor Eduardo no chinelo.

Quando a chuva nos deu uma trégua, partimos ao espaço dedicado ao Coelhinho Sai da Toca, na Sala de Meditação, que tambem foi muito divertido.. O espaço era pequeno, o que criou um grau de dificuldade que deixou a brincadeira muito mais dinâmica!

Depois tivemos uma oficina de Maracatu com o recifense Beto Madureira. Enquanto os rapazes soltavam os som nas Alfaias, Caixas, Ganzás e Gonguês, as meninas mostravam toda a ginga brasileira nas danças típicas do Maracatu. E aliás, quem quiser aprender tambem, ao decorrer do mês de Outubro, aos sábados, as 11h, havaré aulas de maracatu gratuitas na Fundação.

 Logo após essa atividade, subimos as quadras na parte superior da Fundação para realizar as atividade de Alerta e Fugitivo, que tambem foram muito bem recebidas  pelos participantes. A brincadeira de Fugitivo consiste em fugir de pegadores munidos de frascos de tinta guache, e quantos menos marcas de tintas tiver, melhor. Já o Alerta é uma variação do jogo de Queimada, só que ao invés de dividir os jogadorem em equipe como no jogo tradicional, no Alerta é cada um por si.

Por vim, os participantes foram convidados ao uma roda de discusssão sobre a importância de brincar com os filhos, e foi apresentado um slideshow com as fotos do evento, que você pode conferir clicando aqui

Emfim, o dia maravailhoso, muito divertido, e apesar da chuva, nada estragou o prazer de sermos crianças novamente, tanto para os participantes, quanto para nós os Jovens Monitores.

Gostaríamos de agradecer a todo mundo que tornou isso pssível! Para quem participou do evento e para o Eduardo e Marcelo,  o nosso OBRIGADO!

Um comentário: